quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Antena Bazooka


 Antena Bazuka

Estou tentando definir como se escreve: Bazooka, Bazoka ou Bazuka, optei a escrita pela pronuncia: BAZUKA, por fim é um antena feita com cabo coaxial também conhecida por Antena Invisível.
 
A principal característica desse tipo de antena é espessura do elemento, como usa a malha de um cabo coaxial como irradiante  a torna de banda larga na faixa escolhida. Para ajuste e finalização usa-se pedaços de cabo flexível relativamente grosso como por exemplo o 2,5mm² nas pontas.

Construção de um Antena Bazuka

A construção é simples: corta-se de 2,5 a 5 cm da capa do cabo e separa a malha dividindo ao meio para posteriormente ligar ali o malha e o vivo do cabo de descida; as ponta tem seus malhas e vivo curto circuitados e soldados,  e desta solda segue um cabo que servirá também para ajuste da ROE.

Esse é o esquema de construção de um Bazuka de 10m

Cálculo Bazuka 80m

Fórmulas para montar a planilha Excel
B2[3,7][Entre com a Frequencia em Mhz]
B4[=150/B2]=40,54

B6[=140,25/B2]= 37,90m [Comprimento Total da antena]

B8=[B4*0,66]=40,54x0,66=26.75m [Comprimento do cabo coaxial]

B10=[(B6-B8)/2]=
37,90-26,75=11,15/2= 5,57m [Comprimento de cada ponta de cabo flexível]

Esse são os dados para construção de uma antena de 80m com frequência central em 3,7MHz. O recomendado é de +/- 2cm de espaço desencapado no malha do centro do cabo.


Acima um Print para o leitor entender melhor como montar a planilha. Estarei distribuindo ele nos grupos de rádio amador, espero que ajude a muitos;

Agora nosso colega Daniel PY2PVC, compartilhou na revista Antena Eletrônica Popular de 1983 as seguintes dimensões para a que ele chamou de Antena Invisível:
Comprimento do coaxial RG58= 10,20, 2 pontas de cabo flexível de 4,40m em cada lateral. Isso para um sintonia central de 7,100MHz

Agora apresento a Triple Bazooka compartilhada pelo Gustavo Velasques CE4WJK.


Note que nessa antena a alimentação é por uma da pontas do tripé formado pelo três cabos coaxiais

O Gustavo CW4WJK tambem compartilha a tabela pra construção na diversas bandas

Críticas e sugestão, desde que produtivas, sempre são bem aceitas
73 a todos leitores


Fontes:
Antena Eletrônica Popular, Fevereiro de 1993, pagina 246
Manual das Antenas, 1ª Edição pagina 17
Confraria do Ferro de Soldar

Meu agradecimento a Pereira PP5CP pelo cálculos da Bazuka normal

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

O Analizador de Antenas



O Analisador de Antenas é um instrumentos pra quem quer mais do simplesmente ver a ROE; é possível ver a impedância e a abertura de banda e se há outras bandas que possam ser trabalhadas.
Impedância é muito mais do que 50 ohms dos nossos cabos RG58 ou RG213. Um comentário prático de meu amigão Malmann PX3B6731 PU3HOH SK que dizia que a antena astoplane dava melhor rendimento se a ROE dava 1:1,2; hoje entendo que o ganho dela era maior quando chegava nessa sintonia.
Cobertura de bandas chamo atenção para minha multi dipolo 40/20/10m que analisada pelo grande Fabio PP8FA com seu Mini60

que além do display acima pode ser acessado por um App no smartphone, descobrimos que ganhamos de brinde a banda de 15m.

Eu vejo três tipos de analisador de antenas, os MFJ como o da foto de capa e os modernos nanoVNA e tinySA
 e os pioneiros gridDeepmeter.

Quer conhecer esse legendário instrumento assista esse vídeo do grande Silvio https://youtu.be/4JOBqjtJl1s, esse instrumento com a troca de um conjunto de bobinas faz uma ressonância com o circuito LC, instância e capacitância, que os dois elementos fundamentais de qualquer antena. Curiosidade é que nome do instrumento se dá pelo fenômeno ressonante que ocorre no mergulho do ponteiro do instrumento indicando que a frequência do seu oscilador interno iguala com a antena em analise.
 
Para quem não tem um analisador de frequência pode o rádio mesmo e ir anotando a ROE a medida que vai girando o encoder. Claro que dessa forma não vai saber a impedância mas já vai dar pra ter uma noção em que frequência a antena esta melhor sintonizada, outro detalhe é que não se usa mais do que 10W para essas avaliações, inclusive pra trabalhar com um acoplador automático, sob risco do execesso de potencia atrapalhar os resultados e causar erros de leitura

Antena boa não é aquela que só  tem ROE baixa mas a que além disso tem ganho bom. Quer um exemplo extremo: a carga fantasma que tem a relação de ondas estacionarias perfeita, 1:1, mas não escuta nada! Rsss
Agradeço seu comentário e compartilhe com seus amigos e grupos