quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A Linha 2SCxxxx da Mitsubish



 Neste artigo vou descrever o pouco que sei sobre a linha de transistores de RF que eram produzidos pela Mitsubish, e que foram descontinuados a mais de 20 anos por serem considerados de tecnologia obsoleta.

Saída de rádios PX, todos os 2SC1969 que comprei até hoje foram falsos. Tenho este da foto acima usado mas bom, presente do meu querido amigo Luiz Pardal PX3B7196-PU3LBT. A principal diferença deste é que os falsos são mais quadrados, pois são geralmente os TIPxx lixados e remarcados.

Tem componentes de que tão raros, acabo colecionando, como o 2SC1969 que todos os que comprei até hoje são falsos, por fim quando me presentearam com um queimado mais original foi uma festa pra mim.

A pouco tempo consegui no Mercado Livre três raridades, 3 transistores 2SC1969 originais.

Mas algumas raridades:

Este é o driver para o 2SC1969, potencia máxima de 2W




 Este 2SC2312 era usado aos pares no CCE 8000 para alcançar mais de 20W SSB.
 Também deve-se mencionar os transistores drivers para os PA de HF 2SC3133 e os para VHF 2SC1971 e 2SC1972, estes 6W e 14W respectivamente em até 175Mhz. Por curiosidade este três, 2SC3133-2SC1972-2SC1972, tem emissor na aba, o que permite uso aparafusado direto no discipador sem uso de mica ou arruela isolante.


A principal diferença entre um original e um falso é o formato do invólucro que é mais retangular, o original, e também um preto mais acinzentado.
Acompanhe acima as dimensões tiradas do datasheet original da Mitsubshi.
Já faz um bom tempo a Mitsubish não produz mais estes componentes, mas a Eleflow comprou a linha de produção e esta produzindo sob encomenda os mesmos transistores. Visite o site e comprove, só que eles vendem em grande quantidades.
http://www.eleflow.com/


Fique a vontade para perguntas, críticas e sugestões.
73 extensivo a todos

sábado, 19 de dezembro de 2015

Radio Amadores - Rádio Amigos

Nada como um 73 bem chinxado num velho ou novo amigo conhecido através do rádio. Muitas amizades já fiz, muitos idéias troquei e outras tantas aprendi com o renovo do circulo de amizades que proporciona este hobby tão envolvente.
Muitas vezes a gente se vê horas a fio falando de rádios, antenas e estações do mundo todo e nossas cristais só boiando contando estrelinhas! Rsss
Lamento que muitos já fizeram QSY para QRGs de frequência muita alta nos deixando somente a saudade.


Experiências de vida que a gente aprende e vivifica num circulo de amigos que cresce e se renova a cada dia. Tudo graças a ondas amigas das QRGs tanto rádio amadoras como as de 11m.
O magrão sou eu, PX3C0731, e o Luiz Pardal PX3B7196 de Taquari - Rio Grande do Sul.
Em pé eu PY3SAB e o Marcio Renato PY3AB de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul.
Sérgio PY3CAN de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul.
José Dorneles PX3D9393-PY3JDV de Taquari - Rio Grande do Sul


Rudimar Fiengenbaum PX3D1412-PU3REC de Canabarro Teutonia - Rio Grande do Sul.
Mallmann PX3B6785-PU3HHM (SK) e Beto PX3B8772-PY3AFB (SK) ambos de Taquari - Rio Grande do Sul
Romoaldo Schwingel PX3B5697 Teutônia - Rio Grande do Sul
Jair Whietholter PU3JWT-PX3P1011. Teutônia - Rio Grande do Sul.
xx
xx
xx

quinta-feira, 30 de julho de 2015

LABRE Luta pela faixa de 60m

Acabei de publicar no site da LABRE-AM um artigo vindo da LABRE nacional em a mesmo e correlatora do item 1.4 da Conferencia Mundial de Rádio (CMR-15) em defende em caratar secundaria a faixa de 5Mhz para uso dos radioamadores.
Ficamos na torcida para que agora a coisa tome plumo e possamos ocupar mais esta importante bando em que até o momento só vemos a banda passar!!! Snifff

domingo, 12 de julho de 2015

Principios básicos de Ética Operacional

Além da licença de funcionamento, todo radioamador deveria ter um quadro com essas regras.
1 – Sempre chame utilizando indicativos. Dessa forma quem está na escuta não terá dúvidas de que é um radioamador quem vai utilizar o repetidor, além disso desencorajar clandestinos.
2 – Evite falar com clandestinos. As vezes nos vemos nessa situação e o melhor a fazer é alertá-lo para que regularize sua situação e que permaneça apenas na escuta.
3 – Antes de entrar numa rodada certifique-se de que sabe quem são os participantes e qual o assunto em pauta. Não existe nada mais desagradável do que alguém interromper uma rodada sem ter a mínima ideia do assunto ou mesmo quem está participando dela.
4 – Se você não tem nada à acrescentar ao assunto em pauta talvez seja melhor não entrar. Entrando apenas para dizer “boa tarde” interrompe-se o QSO em andamento, e por educação, passarão novamente a palavra e você continuará sem ter o que dizer.
5 – Tenha um vocabulário adequado e isento de termos vulgares como palavrões e gírias. Lembre-se que embora a maioria absoluta dos radioamadores sejam do sexo masculino, junto com ele pode haver crianças e mulheres ouvindo.
6 – Não ofenda ou resolva desafetos pela repetidora. Utilize o telefone ou quem sabe faça–o pessoalmente. A repetidora não pode ser utilizada para promover discórdia entre radioamadores.
7 – Quando houver portadoras evite comentar na frequência. Faça de conta que não está atrapalhando. Se realmente estiver, invente uma desculpa e deixe a frequência. Quem dá portadoras adora saber o quanto está atrapalhando e o quanto você o odeia. Quanto mais você reclama mais satisfação ele tem. Se ele for ignorado, logo desistirá.
8 – Quando quiser discutir com alguém um assunto muito específico, prefira utilizar uma frequência direta.
9 – A repetidora não deve ser utilizada como palanque para discursos inflamados de qualquer natureza. Seu uso é para integração entre radioamadores e eventualmente comunicados emergenciais. Pessoas inteligentes falam de coisas e não de pessoas.
10 – Não utilize gírias ou vícios da Faixa do Cidadão. Gírias e vícios como “obrigado pela passagem de câmbio” não acrescentam conteúdo a nenhum comunicado. Evite-os a qualquer custo. Não utilize código Q em excesso. Esse código foi criado para facilitar comunicações quando o sinal é fraco ou mesmo em telegrafia. Com a alta fidelidade das comunicações locais em FM, isso é desnecessário.
11 – Radioamador que fala o quer normalmente coleciona desafetos, que notadamente resulta em portadoras. Por conta disso tendem a monitorar suas transmissões. Se realmente achar necessário monitorar a própria transmissão, aprenda o procedimento correto para poupar o ouvido alheio de realimentações e ruídos estridentes.

Leia também: Código de conduta do Rádio Amador. Vale pra PX também!!!

domingo, 5 de julho de 2015

O esforço de poucos que ainda lutam por uma causa.

É triste ver tantos grupos que se esforçam na representatividade de nosso hobby, sendo esvaziados por indivíduos revoltados por causas muitas vezes tão insignificantes.
É imaturidade pensar que um associação vai satisfazer TODOS as necessidades de um indivíduo do grupo, muito menos que TODAS as ideias de todos vão ser aceitas e acolhidas. Precisamos sim valorizar o grupo num todo e deixarmos de agirmos como adolescente que querem mudar o mundo pensando que sabem como ele funciona e que esta tudo errado!

As LABRES são entidades reconhecidas pelas governantes e autoridades dos mais diversos escalões. Na oportunidade que participei das comemorações do dia da comunicação no 1 B COM SL pude contemplar comandantes, generais e outros expressando conclusivamente "você é da LABRE!!!", não que me sinto assim tão labreano, mas estava lá para isso!

Mesmo as demais associações devem ter seu respeito e apoio, pois estão para representar o nosso hobby rádio amadorístico, nunca me esqueço de um amigo que após anos sem nos vermos me indagou admirado: - mas ainda existe radioamador!!! Me lembre agora do PY PX clube de Caxias do Sul, mesmo com apenas 2 representantes participaram de um desfile de 7 de Setembro, confesso que teria vergonha de desfilar num número tão pequeno, mas todos que estavam assistindo aquele desfile não tiveram duvidas que O RADIOAMADORISMO AINDA EXISTE!!!. E bem forte por sinal, faltou os outros RAs se comoverem, esquecerem suas mágoas e desavenças do passado e pegarem junto nessa.

Temos que aprender com grupos como o Clube de Radioamadores de Americana (www.cram.org.br), um dos mais fortes que conheço, estes promovem lançamento de balões meteorológicos, dia de caça a raposa entre outras coisas. Admiro muito o pátio de antenas do grupo Radio Arcala (www.radioarcala.com) localizado na Finlândia no circulo polar Artigo. Outros grupos nacionais: Rio DX GRoup (riodxgroup.com), Araucaria DX Group (www.araucariadx.com).

segunda-feira, 29 de junho de 2015

O Caderno de LOG


Mas que registro para possíveis fiscalizações, o caderno de LOGs é sua historia a ser contada, compartilhada  e revista.

Meu primeiro contato foi em 26 de Janeiro de 2011 com o Marcio Renato PX3C4000 PY3AB no canal 49 LSB, um de nos chegou 56, imagina no inicio ainda não tinha padrão para os registros e hoje tenho duvida que sinal ele chegou para mim ou qual eu cheguei pra ele, mas também foi um contato de testes com o rádio do Jair Wietholter PX3P1011 que eu estava consertando em casa.

Meu padrão hoje de registros usando rádio é:
23/12 PY3SG (59+30) 3.730Mhz LSB Eu (59+20)
20h00 Adair Caxias do Sul, eu operando de minha estação em Teutonia

A data é 23 de Dezembro, toda vez que troca o ano faço uma linha com por exemplo 2015 bem centrado, o indicativo trabalhado o sinal que ele chegou (9 +30), a frequência e o modo usado, e como fui reportado(59+20), na próxima linha o QTR, QRA e QTH da estação trabalhada e as observações pertinentes.

Atualmente tenho três cadernos de log, um para minha estação em Manaus-AM (PP8SAB), outro para minha estação em Teutônia-RS (PY3SAB) e o terceiro somente para contatos na faixa do cidadão. Outro registro importante para mim: meu primeiro contato em Manaus:
28/12/13 PP8JMB (59( 147.580Mhz FM (59)
17h00 Jânio, ainda estava na QRG o Junior PP8JR, Kennedy PP8RK e Marcelo PP8MS

Estou registrando tanto meus contatos como rádio cidadão PX3C0731 com meus contatos como radioamador PP8 e PY3SAB, hoje vejo que não é uma boa idéia, vou acrescentar mais um caderno de log somente para PX em breve.

Para os contatos na modalidade VoIP (Voz sobre IP) estou usando o seguinte padrão:
14/06 CX3PF Echolink *GAUCHO*
11H00 Vargas São Borja

A Era do Rádio Digital



Esta tudo passando para digital: emissões de TV, concessionárias de eletricidade, as policias, o exercito; no rádio amadorismo o modo Dstar é o modo digital de operação nas bandas de VHF, UHF e SHF, que não usa chave criptográfica como os modos digitais das banda comerciais como das companhias de eletrificação assim como de serviço publico como a policia.

Pelo que percebo este modo não esta sendo muito usado entre os RAs porque os preços dos equipamentos são no momento altíssimos e a crescente popularização dos smart fones entre os radioamadores, estes trazem outras formas de interatividade além das já rádio amadorísticas como o Echolink, o eQSO, agora por ultimo o Zello com o qual até repetidoras podem ser acionadas.
Um Icom ID-880H esta por volta de uns R$ 2000,00, uma placa adaptadora UT-118 por R$ 580,00 esta é que a Icom produz para fazer o IC-2200 operar em D-star, este rádio inclusive custa em torno de R$ 800,00. Pelo que pesquisei até o momento somente a Icom produz estes rádios e parece que é detentora desta tecnologia. Site oficial: http://www.icomamerica.com/en/products/amateur/dstar/dstar/default.aspx

Acredito eu que não é o modo mais badalado entre os RAs, ainda mais com a operação da internet VOIP como o Echolink  e o Zello. Sei que existe um modo similar o P25 que esta abrindo um leque mais livre para fabricantes e RAs.

Eu no momento não trocaria meu smart fone (celular) que me permite a ter acesso a rede Echolink e a repetidora da LABRE AM, e vários grupos que se utilizam do Zello por um rádio Dstar. Não digo que "DESTA ÁGUA NÃO BEBO!", esta tecnologia foi lança no inicio desta década (2001), vamos ver o que nos espera a frente.


Críticas e sugestões sempre são bem vindas
Paulo Regis PY3SAB
Um servo do altíssimo, nada mais

Acompanhe nossas redes sociais
Facebook
https://fb.me/sabtelecom

YouTube:
http://www.youtube.com/c/PauloSchwingelSABTelecom

Instagram
@sabtelecom
https://www.instagram.com/sabtelecom/

domingo, 31 de maio de 2015

Estação Remota de Rádio Amador


Estou sentindo esta necessidade, montando uma estação a mais de 4.000 Km e aqui onde moro estou eu pendurado num aPertamento, e ainda o condomínio me dando um NÃO PODE!!! se peço para instalar antena no telhado, muito menos na sacada.

Antenas nas bandas que queria trabalhar como as de 160m, 80m e principalmente 40m imagina, já iam chamar o manicônio! Rsss.

Estou estudando o assunto de operar remotamente a minha estação PY3SAB que esta em Teutônia, Rio Grande do Sul com muito interesse, já tenho experiência de poder acionar a repetidora da LABRE-AM pelo Smartfone e também por PC através do aplicativo Zello, e vejo quantas repetidoras na sala *CONFERENCIA GAÚCHO* no Echolink. Mas para HF só tenho lido a respeito; mas por enquanto o meu principal problema é acesso a internet, no município onde esta a PY3SAB é coisa cara e lenta.

Estou estudando programas para acesso remoto a estações radioamadoras, maiores detalhes técnicos no meu site:
http://www.qsl.net/py3sab/remoto-ra.html

quarta-feira, 20 de maio de 2015

O CW morreu e esqueceu de deitar!

Esta frase é dita por quem anda meio desligado do contexto rádio amadorístico de um forma geral.
Eu quando estava aprendendo CW pensei que não ia conseguir até após muitas pesquisas descobri métodos realmente eficazes de aprendizado que mesmo após ter passado direto para classe B agora já me animo a fazer até mesmo DX em CW.



 Este é o CWPlayer, o software que uso periodicamente para treinamento para desenvolver meu CW como também como terapia para manter ativa minha concentração:


Este é o meu manipulador pica-pau uma relíquia que ganhei do meu amigo Vieira PP8JM:
Um dos segredos do bom CWblista é a concentração, o exercício continuado é outro fator que vejo na prática que ajuda muito e hoje vejo que é um modo que vicia a gente, quantas vezes dou um V ao bater na porta para anunciar que cheguei, ou dida dadi dida para anunciar a minha esposa ANA que estou na porta de casa. Embora ela não entenda nada de CW! Rssss

sexta-feira, 27 de março de 2015

E minha bebe estava ouvindo

Vão montando na sua imaginação a cena: pai de família, radioamador, com sua bebê de 3 anos no colo, a criança na inocência diz pro pai - olha o tio!!!, um radioamador falando numa REPETIDORA com alcance de centenas de quilômetros, os dois ouvindo quando o dito fala: - vem cá seu filho da PXXX pra mim enfiar meu XXX no teu... O pai não sabe se desliga o rádio, sai correndo, ou muito mesmos como vai explicar para sua filha que repete TUDO o que ouve que aquilo não se fala.

Infelizmente o nível dos assuntos tratados no VHF anda pra lá de baixo, sei de amigos antigos radioamadores que venderam seu rádio VHF porque não aguentavam mais a baixaria, isso que ainda há quem critica os PX (rádio cidadão) por serem bagunceiros na QRG.
O manual de ética operacional diz bem claro:
Assunto que são completamente proibidos no rádio:
  • religião;
  • politica;
  • promover negocios;
  • depreciação étnica, religiosa, racial, sexual;
  • piadas grosseiras (qualquer piada que se conta para uma criança de 10 anos ou menos)
Deforma alguma foi proibida brincar no rádio com os colegas, mas no limite do respeito e sempre pedindo desculpas se POR ACASO TE MAGOEI; pois não se esta olhando nos olhos do colega pra ver se ele esta entendo ou até gostando da brincadeira.

sábado, 7 de março de 2015

Seu canto - sua estação

Sua estação de rádio deve ser um local para sua descontração, treino e pratica de atividades produtivas num clima de amizade, para quebrar o gelo do seu trabalho secular.
Bom posicionamento dos equipamentos, mesa limpa  e organizada com o que é preciso para seu intento seja participar de um rodada, participar de um contest ou procura aquelas figurinhas DX.
Não creio que sejam obrigatórios rádios caríssimos e equipamento de última geração para acoplar, direcionar e selecionar suas antenas, mas sim aproveitar bem e com gosto o que esta a seu alcance. Por falar em alcance nada melhor que todas a coisas estejam ao seu alcance como nesta foto clássica de um estação radioamadoras, repare o posicionamento em semi circulo, a iluminação bem posicionada.
Coisa que não cansa os meus olhos é ficar admirando esta fotos, estou me inspirando nela para organizar a minha estação a PP8SAB.

Esta é uma parte da minha PP8SAB, onde faço montagens de projetos, reparos e programação.
Esta era a PY3SAB, onde eu fazia DX e participava de rodadas em 40 e 80m no Rio Grande do Sul com o meu FT901DM, tempos bons!!!




quinta-feira, 5 de março de 2015

Exigencia de Rádios Homologados para os PX

Complicou a vida para quem que estar prefixado como PX, o novo formulário para requerimento esta solicitando numero de homologação, fabricante e modelo do equipamento, como um aviso em vermelho ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO O USO DE EQUIPAMENTOS HOMOLOGADOS.

Sinceridade a faixa do cidadão realmente anda bem bagunçada, é difícil encontrar alguém com indicativo usando a banda dos 11m, muitas vezes procuro fazer um DX e grande maioria das vezes quem me contesta já vem com um apelido, o último que me lembro foi a estação "COLIBRI"; resulta que fico até impossibilitado que fazer o registro do contato no caderno de log!!!
O que vai dar disso não sei, provavelmente vai ficar na mesma ou até cada vez mais operadores EM PROTOCOLO na banda que pra mim sempre foi a dos 11 MILHÕES DE AMIGOS.
Operador faixa do cidadão como eu que tem um rádio antigo, da época que não se pensava em número de homologação, bastava apenas que não fosse chucrutado e não desse interferência na TV do vizinho (TVI), agora fica complicado permanecer.
A recomendação que estou recebendo de colegas mais experientes é que compre um cobrinha (Cobra 148GTL) novo e coloque os dados dele no formulário, este deve sempre estar as vistas para uma eventual fiscalização, motivado muitas vezes por denuncias de TVI, busca por rádio piratas ou interferência em radares e rádios da aeronáutica.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Começando

Aqui estou, começando a falar do meu hobby que já me rendeu tantos amigos e aventuras, das coisas não tão boas a gente não fala, principalmente porque são poucas e não superam as tantas alegrias das demais.

Minha história com radioamador começou como rádio cidadão em Taquari, após ter me formado como técnico no ALAQ, comecei a procurar um telefone para minha família porque morávamos no interior, fui então visitar a CERTAJA que na época trabalhava com telefonia rural, foi ai que através da indicação de um técnico da mesma conheci o Paulo Seixas, rádio amador e rádio cidadão que instalava os telefones.

Fui PX de 1984 a 1991 com o indicativo PX3C0731, retornei as atividades do hobby do rádio em novembro de 2010. Hoje rádio amador como PY3SAB e PP8SAB aqui no Amazonas onde estou operando quase diariamente em 7,068LSB e participando da rodada Sentinela da Amazônia em 7,073LSB.

Como o telefone rural estava além dos nossos orçamentos a ideia era de adquirir um rádio, contudo recém formado e amante da eletrônica acabei atuando como aprendiz na instalação de rádios nos caminhões boiadeiros e pelo interior instalando os telefones rurais da época com o Paulo Seixas.

Neste ínterim visitando um assistência técnica de rádio Marítimos em Porto Alegre com o Paulo Seixas eu comprei meu primeiro rádio PX, um cobra 19M (23 canais AM). Mais tarde visitei o papai noel (antigo DENTEL) e sai com o indicativo PX3C0731. Depois adquiri um Palomar SSB600, mais tarde entrou num negocio de uma fonte um Cobra 149 que não funcionava muito bem e acabou indo adiante noutro rolo.

Passados anos agora estou retornando as atividades como robby, colecionando fotos de rádios, estações, antenas, manuais, e instrumentos. Na aquisição pouca coisa porque moro num AP e com orçamento curto.


Hoje moro em Manaus-AM, de onde opero em VHF com o indicativo PP8SAB. Motivo da mudança: minha XTL (esposa) foi nomeada para o TRT de Manaus.