Inicio um série sobre minha montagem QRP O Novício QRP 80m, muito tenho aprendido e visto na prática sobre conceitos fundamentais usados nos rádio comerciais.
Esta montagem foi praticamente o start que me motivou os trabalhos em manutenção em rádios, lineares e outros equipamentos para rádios amadores, hoje como SAB Telecom.Vamos a descrição do funcionamento do mesmo seguindo o diagrama em blocos a seguir.
Começando com o receptor veremos que a antena se conecta por meio de um relé que está na placa de saída à um filtro de banda passante feito com duas bobinas e seus capacitores associados. Este conjunto deixa passar somente uma parte das frequências compreendidas mais ou menos entre 3,5 e 3,8 MHz, no meio da qual se encontram a maioria das transmissões de SSB, principalmente entre 3,620 e 3,720 MHz. O restante das frequências é totalmente atenuado.
Esta estreita margem de frequências que nos interessam é amplificada pelos transistores Q1 e Q2, para elevar o nível de sinal e adaptar sua impedância à entrada do misturador balanceado, formado em torno de Q3 e T1. Este misturador é bidirecional, e serve tanto para o transmissor quanto para o receptor, simplificando o circuito sem perder qualidade.
O misturador balanceado toma o sinal do VFO e por meio do transistor Q3 o amplifica e o leva a T1, que é um transformador trifilar, que entrega duas saídas defasadas 180º entre si.
Estas saídas vão, por meio de dois diodos, a um trimpot que estando em ponto de equilíbrio, anula o sinal do VFO na saída, ou seja, sobre o indutor de 1 mH. Com isso se consegue a idéia do misturador balanceado, que é que o sinal do VFO não se faça presente na saída. Se pelo ponto médio ingressa um
sinal, por exemplo, de 3,65 MHz, se produz um batimento ou heterodinagem entre as duas frequências, conseguindo na saída a soma e o restante de ambas, porém o sinal do VFO não aparece.
A soma do VFO e o sinal de entrada são amplificados pelo transistor Q4 e dão
uma frequência intermediária de 8 MHz, que é selecionada por um filtro a cristal tipo ladder, construído a partir de 4 cristais baratos e fáceis de adquirir. Este é um filtro muito estreito, que deixa passar somente o sinal que nos interessa, atenuando todos os demais. Graças a este filtro que podemos fazer um receptor seletivo com componentes tão simples
Depois do filtro, o sinal de f.i. é amplificado pelo transistor Q5 e introduzido ao transistor Q6, que excita o transformador trifilar do detetor de produto. Este detector funciona misturando os sinais que saem do filtro de f.i. com um oscilador de batimento de 8 MHz formado pelos transistores Q15 e Q8. O princípio do mesmo é simples: lembrem-se de que em SSB não há portadora, e é por isso que se escutarmos o sinal num receptor comum soará mais ou menos como um pato. O oscilador de
batimento reinjeta a portadora para recuperar o áudio original. Por isso se deve sintonizar o ponto de
“batimento zero”. Se o passamos por um lado soa uma voz muito aguda e se o passamos para outro lado sai cada vez mais grave e se torna ininteligível.
O transistor Q7 se encarrega de amplificar os débeis sinais de áudio recuperados anteriormente no detetor de produto. A saída deste transistor se conecta por um cabo blindado a outra placa, chamada etapa de áudio.
Interessados no original projeto completo envio por e-mail.
Logo voltarei com as partes mais detalhadas deste projeto
73 extensivo aos todos os teus
Nenhum comentário:
Postar um comentário