terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

O que o PLL


O PLL é um circuito que não deixa a frequencia ficar passeando ou correndo mais que um lebre como o pessoal fica falando na QRG.
A sigla PLL vêm de Phase Lock Loop, traduzindo para um bom entendimento: loop travado por fase. Ele sempre vai ter um VCO, oscilador controlado por tensão que tem como principal componente um diodo varicap, um mixer para gerar a frequência de comparação que posteriormente será dividida para ser comparada com um oscilador de frequência padrão, no momento que o circuito lógico detecta que ocorre um desvio de fase é feito um mudança na tensão de controle do VCO e assim é compensada a variação de frequência.
Repare no diagrama acima os famosos pinos que fazemos o chucrutamento (ou alongamento), no caso do Cobra 148GTL que usa o MB8719 ou nas versões mais atuais o RCI8719 a função destes pinos é o que não nos permitia abrir muito o rádio, nos obrigando a trocar o cristal de outro circuito do rádio.

O PLL é usado até hoje, agora principalmente por comando serial, ou seja em um único pino é feito o comando de troca de frequencia ou invés de 7 a 8 como no caso do MB8719 acima.

Outro PLL mais moderno é o LC7153, é um PLL duplo com controle binária serial, é usado nos IC-746 da Icom, fabricado pela Sanyo e descontinuado já faz algum tempo
É um PLL de 16bits, serial ou seja todos os bits entram por um único pino de acordo com o controle do processador principal, ele pode gerenciar um VCO de 1,5Mhz a 160Mhz.


Chamada:
Entenda numa linguagem simples o que é este circuito muito importante para o bom funcionamento de nosso rádio

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

PX-Novas da ANATEL


Cinco dúvidas comuns sobre a como a ANATEL esta tratando agora a faixa do cidadão.
São duvidas que estou acompanhando pelos grupos de discussão, ainda tem muitas coisas que a propria ANATEL ainda vai por nos eixos

1. Qual foi o regulamento aprovado?
Na realidade, foram duas Resoluções aprovadas. Uma que aprova o Regulamento Geral de Outorgas (RGO) e outra que aprova o Regulamento Geral de Licenciamento (RGL). Como as resoluções ainda não foram publicadas, ainda não temos a numeração destas.
2. Que impactos isso trará para o motorista de caminhão?
A Resolução que aprova o Regulamento Geral de Outorga altera o Regulamento do Serviço de Rádio do Cidadão, aprovado pela Resolução nº 578, de 30 de novembro de 2011, caracterizando como equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita as estações utilizadas pelo serviço de Rádio do Cidadão utilizando a faixa de 27 MHz e operando em conformidade com o Regulamento Sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências da faixa de 27 MHz pelo Serviço Rádio do Cidadão, aprovado pela Resolução nº 444, de 28 de setembro de 2006. Ou seja 86 canais.
Além disso, o Regulamento Geral de Outorgas dispensará de autorização os serviços nos quais as redes de suporte utilizem equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita, bastando a realização de um cadastro simples, a ser disponibilizado em sistema eletrônico da Anatel.
3. Seu uso sem prévia autorização pela Anatel deixará de ser tratado como clandestinidade/crime?
Conforme acima explicitado, a autorização para prestação do serviço de telecomunicações, assim como o licenciamento da estação, serão dispensados. Contudo, será exigido cadastramento em sistema a ser disponibilizado pela Anatel.
4. A utilização de equipamento não homologado implicará em multa/apreensão do equipamento?
A Lei Geral de Telecomunicações (Lei nº 9.472/1997) veda a utilização de quaisquer equipamentos emissores de radiofrequência sem certificação expedida ou aceita pela Anatel. Portanto, por mais que o equipamento seja considerado de radiação restrita, continua a obrigação de ser um aparelho homologado pela Agência.
5. Como homologar esses equipamentos? Tem custo?
A homologação dos equipamentos é realizada por meio de Declaração de Conformidade, por processo simplificado. Não existem mais taxas por parte da Anatel. A solicitação deve ser realizada por meio dos procedimentos descritos no manual disponível no site da Agência.

O autor das 5 perguntas levantadas acimo até o momento é desconhecido, colhi de grupos no WhatApps.

O link direto é: https://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=326454&pub=original&filtro=1&documentoPath=326454.pdf


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Jargões Códigos de Radio operadores


Nós rádio amadores e rádio cidadão PX usamos corriqueiramente códigos e jargões que já são usados desde de os primórdios do rádio amadorismo

Segue abaixo o código fonético Q, que por via de regra seria o único código aceito pelo Ministério das Comunicações. Também é usado na aeronáutica e na marinha.
QRA – Nome da Estação
QRG – Frequência em que opera.
QRH – Há variação na sua (na minha) modulação.
QRI – Tonalidade de transmissão: 1. Boa; 2. Variável; 3. Má.
QRK – Inteligibilidade dos sinais: 1. Má; 2. Pobre; 3. Regular; 4. Boa; 5. Excelente.
QRL – Estou ocupado.
QRM – Interferência por outra estação.
QRN – Interferência por estática.
QRO – Aumentar a potência.
QRP – Diminuir a potência.
QRQ – Manipular mais rapidamente.
QRS – Manipular mais lentamente.
QRT – Parar de transmitir.
QRU – Tem algo para mim?
QRV – À disposição.
QRW – A estação ... me chama em ... Mhz.
QRX – Quando é a minha vez de transmitir?
QRZ – Quem está chamando ? Dê seu prefixo.
QSA – Intensidade dos sinais.
QSB – Modulação com variação de sinal (FADING).
QSD – Transmissão defeituosa.
QSL – Tudo entendido.
QSM – Repita o ultimo câmbio.
QSN – Você me escutou ?
QSO – Contato direto ou indireto.
QSP – Retransmissão de mensagens.
QSU – Responda em ... Mhz.
QSV – Chame na frequência ...
QSW – Vou transmitir nessa frequência.
QSX – Escutarei na frequência.
QSY – Vou mudar de frequência, ... Mhz.
QSZ – Devo repetir a mensagem ?
QTA – Cancele mensagem anterior.
QTB – Vamos conferir mensagem.
QTC – Mensagem para você.
QTH – Local da estação.
QTO – Toalete.
Estes abaixo vem da operação em CW, curta e sugestiva, compare com a semelhança nos pontos e traços:
73 - um abraço [--... ...--]
51 - aperto de mão [..... .----]
88 - beijos [---.. ---..]

Estas abreviaturas usadas em fonia a seguir também vem do CW:
TKS - vem de Tanks (obrigado em inglês)

Outros jargões como: primeiríssimo (pai), cristal (esposa), cristalóide (filho(a)) são mais usadas na banda do cidadão (PX) mas muito rádio amadores veteranos as usam cotidianamente.