quarta-feira, 18 de março de 2020
Os Beacon
O Beacon é uma estação transmissora automática que fica transmitindo seu indicativo e algumas vezes sua localização, é usado pra ver como esta a propagação.
Para por um beacon no ar é preciso ser radioamador classe A e fazer um licença desta estação junto a ANATEL, Agencia Nacional de Telecomunicações
Temos as seguintes frequências disponível para um beacom operar, ou estações de Emissão Piloto em CW.
160m= 1,809 e 1,810Mhz
80m= 3,520 e 3,525Mhz
40m= 7,035Mhz
30m= não tem
20m= 14,100Mhz
17m= 18,105Mhz
15m- 21.149 e 21, 150Mhz
12m= 24,930Mhz
10m= 28,200Mhz e 28,300Mhz
2m= 144,275 a 144,300Mhz
Não é bom que a potencia de transmissão do mesmo não seja maior que 10W, e sempre em CW, interessante registrar ele no QRZ para que os rádio amadores do mundo todo possam registrar suas audições do mesmo.
O primeiro sinal beacom que recebi foi 2013 como minha antena improvisada na sacada em 10m com meu FT-901DM, isso na frequencia de 28,200Mhz, PY2WFG BK
Critica e sugestões sempre são bem vindas
73 extencivo aos teus
O que é ROE
A ROE nos proporciona qualificar um sistema irradiante. É uma sigla para nós brasileiros significa: Relação de Ondas Estacionárias, em Inglês aparece em nossos rádios e instrumentos a sigla SWR, trocando em miúdos são as mesmas palavras
Mas onda estacionária por que? Vejamos bem: num sistema irradiante formado pelo rádio-cabo-antena as nossas transmissões são feitas pelas ondas de rádio frequência, mas se há um desequilibro de impedâncias uma parte dessa ondas começa a voltar para o rádio e esse ir e vir dá a impressão, quando analisamos com um osciloscópio, que a onda parou (ESTACIONOU) em determinados pontos do cabo.
Sempre tenha em mente que a parte de RF que voltou não foi irradiada, alem de ser perda vai ficar causando problemas dentro da sua estação e principalmente dentro do seu rádio, neste podendo queimar o estagio de potencia ( o PA), já na estação pode interferir nos demais eletrônicos, para ter uma ideia já tive o meu nobreak sendo desligado por ROE elevada na minha antena de VHF.
Abaixo uma tabela para termos uma idéia da qualificação que podemos dar ao nosso sistema irradiante.
ROE | Rendimento | Conclusão |
1:1,0 | 100% | ideal |
1:1,25 | 95% | ideal |
1:1,5 | 85% | aceitável |
1:1,8 | 75% | ruim |
1:2,0 | 70% | ruim |
1:3,0 | 40% | péssimo |
Um projeto caseiro de um medidor de ROE
Criticas e sugestões são sempre bem vindas
73 extencivo aos teus
terça-feira, 17 de março de 2020
O balum
O transformador balum tem como função primordial a acoplamento de impedâncias.
Vamos falar um papo reto, seu rádio trabalha numa impedância de 50 ohms, ou seja para transmitir e receber a todo o contento o sistema de transmissão e antenas tem que estar sintonizados nessa impedância, os 50 ohms, mas muitas antenas funcionam melhor em determinadas frequências com impedância diferente, vamos exemplificar a famosa antena Quadra Cúbica que é uma antena de 75 ohms, para fazer esse casamento usa-se como artifício um pedaço de cabo coaxial de 75 seguido do de 50, ou como eu prefiro um BALUM, que aos meus olhos fica uma montagem mais profissional e tem uma abertura de frequencias maior que o pedaço de cabo 75 que tem que ser cortado na frequência de ressonância da antena, um pouco fora disso já começa a ter perder sua função, coisa que não acontece com o balum.
Abaixo a tabela de tamanhos de cabo coaxial para uma antena quadra cubica, note que a impedancia do loop da quadra é de 120 ohms de impedância o que precisamos de um balum de 2:1.
Um projeto de um balum 2.5:1 com núcleo de ar
Acredito que o nosso fio 1mm encapado sirva perfeitamente
Existe a versão com toroide, mas que em potencias um pouco mais elevadas pode saturar e perder o efeito desejado
Criticas e sujestões sempre são bem vindas
73 extensivo a todos os seus
quinta-feira, 5 de março de 2020
O que é SDR
Continuando a saga dos O QUE É, agora vamos nos declinar sobre uma tecnologia revolucionária para nós rádio amadores o SDR.
A sigla SDR vem de: rádio definido por software. Os processadores que trabalham com esta tecnologia fatiam o sinal da antena, os samples, em milhões ou bilhões a cada segundo e essas amostras são processadas por nível de sinal de forma digital para que outro sistema, o DSP possa processar o sinal das mais diversas formas. Assim é possível detectar um ruído e elimina-lo com muito mais eficiência que os filtros cerâmicos ou qualquer outro circuito NB (Noise Blanker); também assim que é possível montar gráficos e aquela linda cachoeira que vemos no display de um rádio IC-7300 ou num site SDR.
O DSP, traduzindo em miúdos é o processamento digital de sinal, não preciso explicar a ordem da tradução não fecha por conta de ser uma sigla em inglês: Digital Signal Processing. Graças ao avanço deste técnica hoje temos osciloscópio digitais que podem através de um matemática complexa produzir gráfico que pode dar conta de fornecer informações muito próximas a um analisador de sprectro.
Processadores como o TMS320, o MB87064, e outros tantos que contaram suas histórias nos modelos de rádio que foram produzidos nas últimas décadas para nós rádio amadores poderam nos alegrar com um áudio mas limpo e suave.
Criticas e sugestões sempre são bem vindas
73 extensivo a todos
Assinar:
Postagens (Atom)