quinta-feira, 5 de março de 2020
O que é SDR
Continuando a saga dos O QUE É, agora vamos nos declinar sobre uma tecnologia revolucionária para nós rádio amadores o SDR.
A sigla SDR vem de: rádio definido por software. Os processadores que trabalham com esta tecnologia fatiam o sinal da antena, os samples, em milhões ou bilhões a cada segundo e essas amostras são processadas por nível de sinal de forma digital para que outro sistema, o DSP possa processar o sinal das mais diversas formas. Assim é possível detectar um ruído e elimina-lo com muito mais eficiência que os filtros cerâmicos ou qualquer outro circuito NB (Noise Blanker); também assim que é possível montar gráficos e aquela linda cachoeira que vemos no display de um rádio IC-7300 ou num site SDR.
O DSP, traduzindo em miúdos é o processamento digital de sinal, não preciso explicar a ordem da tradução não fecha por conta de ser uma sigla em inglês: Digital Signal Processing. Graças ao avanço deste técnica hoje temos osciloscópio digitais que podem através de um matemática complexa produzir gráfico que pode dar conta de fornecer informações muito próximas a um analisador de sprectro.
Processadores como o TMS320, o MB87064, e outros tantos que contaram suas histórias nos modelos de rádio que foram produzidos nas últimas décadas para nós rádio amadores poderam nos alegrar com um áudio mas limpo e suave.
Criticas e sugestões sempre são bem vindas
73 extensivo a todos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário