quarta-feira, 9 de março de 2022

Projeto de Antena Yagi 3 Elementos


 

A antena Yagi pode ser usada na transmissão ou recepção, mas é mais usada para transmissores. Esta antena é um sistema direcional que consiste em uma matriz de um dipolo e um refletor e um ou mais diretores.

O dipolo na matriz é acionado e outro elemento, 5% mais longo, este funciona como refletor. Este arranjo dá a direcão da antena que falta a um único dipolo.

O ganho da antena é uma função do número de elementos dipolo : GT = 1,66 * N onde N é o número de elementos na antena Yagi.

 O projeto

 Acompanhe a figura abaixo

Lembre que onde se vê o sinal é o comprimento da onda, na prática para uma antena para a banda de 2m teremos D=0,55 x 2= 1,10m, com espacamento para o irradiante de Er=0,10 x 2= 0,2m ou 20cm.

Para exemplificar abaixo um projeto para uma antena de 4 elementos


Crítica e sugestões sempre são bem vindas, que sejam produtivas

Fonte:
https://www.electroschematics.com/yagi-antenna-3-elements

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

O Medidor de ROE-Projeto


 Atendendo solicitação de um leitor, neste artigo trato de um  projeto de um medidor de ROE. Aproveite a revisão de um medidor de ROE/Potencia/Modulação/Intensidade de campo. Vou expor aqui somente o circuito de medidor de ROE, Relação de Ondas Estacionárias.

Este é o ponte central do circuito: a unidade sensora, vamos as dimenções:
Varetas laterais: 107mm de comprimento com 2,4mm de diâmetro
Vareta central: 127mm de comprimento com 4mm de diâmetro. Os três espaçodores garantem um distanciamento de 2mm entre as varetas. Creio eu que o projeto desse tipo se sensor não deva ser algo tão crítico.

Ei os esquema da parte ROE, clique na imagem para ampliar.

O funcionamento é simples: o conjunto D2/C2 e D1/C1 fazem a retificação dos sinais de potencia Direta e Refletida respectivamente, com a ajuste no potenciômetro e a escala que deve ser montada no dial do instrumento com base em testes com cargas de 100 ohms para ROE de 1:2 e 150ohms para ROE de 1:3, aliado a outro medidor para completar as demais marcações de 1:1,2; 1:1,5; 1:1,8 e outras.

Finalmente acrescentando que o sensor deve estar com um chapa em L de uns 3cm de laterais para sua blindagem, fios de interligação o mais curtos possíveis, note que esquema acimas ainda esta as chaves que comutam as funções ROE/POT/Mod/ICR que deve ser desconsideradas

Este é o circutio copiado, mas uma observação, não é o da capa deste artigo

Críticas e sugestões são sempre bem vindas

Paulo Regis Schwingel PY3SAB
Um servo do altíssimo, nada mais


domingo, 2 de janeiro de 2022

Patch Panel Antena

Estações avançadas de clubes de DX utilizam "Patch Panels", deixando os cabos das antenas ligados num "Patch Superior" e os conectores dos equipamentos ligados em outro "Patch Inferior", estando este aterrado - por ligação de centelhadores! - de forma que para operar um equipamento será necessário conectar os dois patchs por um cabo, retirando-o mesmo após a operação. 

Dessa forma a antena estará "aterrada" somente no momento da inoperação, ficando completamente desconectada após o uso. Relembrando que o aterramento é algo desejável e que ajuda muito quando do uso do equipamento, mas que se conectado durante o período fora de uso, pode acabar funcionando como um para-raios deficiente, já que um com especificações adequadas custaria dez vezes o preço de toda a estação. Sendo assim, o melhor é fazer o uso de dois patch panels, como este exemplo:





Abaixo um exemplo de centelhador de RF
Pelo desenho de corte abaixo vemos como funciona

Existe chaves comutadoras, mas são de custo bem mais elevado

Criticar e comentários construtivos são sempre bem vindos

Fonte:
Adiney PY2ADN no grupo Whatsapp: ConversasTécnicaRF com comentários de minha autoria

sábado, 1 de janeiro de 2022

Antena Morgain Dual Band

 


A antena Morgain é uma antena dual(duas bandas por antena), desenvolvida na década de 60, e foi um grande sucesso.

Pode ser construida para cobrir todas as bandas, duas por vez fazendo os devidos cálculos, com ressonância nas demais bandas. A mais famosa é a de 80/40m devido as características de ganho ímpares nesse modelo, o que o tornou muito interessante. Com um tamanho físico reduzido, mas, mantendo o comprimento elétrico normal de uma antena de 80m. Pode ser instalada em espaços reduzidos sem perder a performance. Possui um ganho de 1dB sobre a dipolo de 80m e 4,5dB sobre a dipolo de 40m.

Com lóbulo achatado, tornando-se excelente para DX.

Esquema de montagem

Note que as imagens acima se referem ao centro e as duas laterais cortando o comprimento físico dos fios. Usar fio de 1,5mm² e observe que os fios devem ficar em paralelo e bem esticados. O 4 jampres podem ser feitos conforme a foto de capa desse artigo. A distancia entre os dois fios externo é algo em torno de 4,5cm a 5cm, e o central igualmente espaçado entre estes.

Modelo para 80/160m


Modelo para 40/80m, 40/20m e 20/10m

Note que as medidas estão em metros. Então onde esta 0,0508 leia-se 5,08cm, deve ser resultado de alguma conversão de polegadas para metros, use 5cm tranquilamente.

Críticas e sugestões sempre são bem vindas

Fonte: PY6CJ em postagem no Instagram, mais pesquisas e toques pessoais