Atendendo solicitação de um leitor, neste artigo trato de um projeto de um medidor de ROE. Aproveite a revisão de um medidor de ROE/Potencia/Modulação/Intensidade de campo. Vou expor aqui somente o circuito de medidor de ROE, Relação de Ondas Estacionárias.
Este é o ponte central do circuito: a unidade sensora, vamos as dimenções:
Varetas laterais: 107mm de comprimento com 2,4mm de diâmetro
Vareta central: 127mm de comprimento com 4mm de diâmetro. Os três espaçodores garantem um distanciamento de 2mm entre as varetas. Creio eu que o projeto desse tipo se sensor não deva ser algo tão crítico.
Ei os esquema da parte ROE, clique na imagem para ampliar.
O funcionamento é simples: o conjunto D2/C2 e D1/C1 fazem a retificação dos sinais de potencia Direta e Refletida respectivamente, com a ajuste no potenciômetro e a escala que deve ser montada no dial do instrumento com base em testes com cargas de 100 ohms para ROE de 1:2 e 150ohms para ROE de 1:3, aliado a outro medidor para completar as demais marcações de 1:1,2; 1:1,5; 1:1,8 e outras.
Finalmente acrescentando que o sensor deve estar com um chapa em L de uns 3cm de laterais para sua blindagem, fios de interligação o mais curtos possíveis, note que esquema acimas ainda esta as chaves que comutam as funções ROE/POT/Mod/ICR que deve ser desconsideradas
Este é o circutio copiado, mas uma observação, não é o da capa deste artigo
Críticas e sugestões são sempre bem vindas
Paulo Regis Schwingel PY3SAB
Um servo do altíssimo, nada mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário