sábado, 11 de janeiro de 2020

DDS - O fim do PLL

Comecei a estudar sobre o assunto, lí muitos prós, alguns contras, mas realmente é a solução para muitos rádios parados por falta do PLL.
Inclusive já estou vendo que muito PLL acabão sobrando de rádios de que esta optando por uma maior cobertura de frequências que o simples chaveamento pode conseguir, mesmo trocando cristal do 2 oscilador.

Reparem que existem dois tipos de soluções mas modernas: a chave de 3 dígitos que pode ser dos -15 a 170, ou de -79 a 108, ou ainda de -143 a +44, trocando o cristal; outra é o famoso DDS que ainda precisa da placa de recepção.
Esta é chave 3 digitos





























E é assim que fica o kit DDS, alem do já tradicional canal, pode ser configurado para mostra a frequencia e até mesmo o indicativo do proprietário.

Os contra temos a geração de ruidos oriundos das harmônicas dos processamentos digitas e do oscilador clock, 25Mhz, pode ser bem amenizadas se bem instalado.

Assim voltamos a usar as chaves do painel frontal que eram usadas para o CHUCRUTAMENTO, ou disponibilizamos para outras coisa como por exemplo controlar o echo ou o roger bip.

No demais o rádio continua funcionando igual, apenas um realimento no PA para poder cobrir o nov e amplo range de frequências de trabalho. Instalar requer além de instrumentação básica para o alimento, como um frequencímetro, um wattímetro e boa destreza no analisador de espectro para isolar e controlar os ruídos gerados

Comentário, criticas e sugestões sempre são bem vindos

73 extensivo a todos os teus

 

2 comentários:

  1. Bom dia,esse chicote encaixa na placa do rádio,ou é com solda nós devidos ponto, outra coisa, colocou a placa , já está finalizado?, Jair por Lins SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o chicote que vc se refere seja o da primeira foto, com fios coloridos, ele é soldado na placa do rádio. Depois tem pequenos ajustes.

      Excluir