domingo, 26 de janeiro de 2020

O que é DDS


O DDS vem de Direct Digital Synthesis, o Digital se pronúncia (digitÓl), é um método empregado pelos sintetizadores de frequência usados ​​para criar formas de onda arbitrárias a partir de um único oscilador de referencia. A forma de onde que se quer gerar é formada por pequenos seguimentos que vão se moldando em amplitude para formas as ondas em frequência e em forma conforme o desejado.
Acompanhe no diagrama acima como a onde é formada depois é limpa dos espúrios. Os projetos dos geradores de função permitem não só gerarem sinais dentro de um razoável espectro de frequência com de diversas formas de onda, pulso, diversos tipos de modulação e até mesmo ruídos e sinal de varredura.
Este gerador de função por exemplo permite gerar sinais senoides de até 5Mhz, outras formas de onda até 1Mhz, mas já vi anúncios de geradores de função que chegam até 60Mhz. Claro que para frequência maiores só com o método de oscilador VCO controlado por PLL (direto do inglês: oscilador controlado por fase).

Muito projetos se baseiam no AD9833 da Analog Devices, site com link abaixo, que recebem a devida programação faz um excelente trabalho desenhando as mais variadas formas de onda.
É possível encontrar kits prontos baseados no AD9833 com muita facilidade, uma boa possibilidade para realizar vários experimentos com baixo custo.
Com o AD9851 podemos chegar a frequências de 50Mhz a 70Mhz, mas veja bem que neste casso a frequência de clock deve ser bem maior, na casa de 180Mhz. Usa-se neste kits um cristal de 30Mhz que posteriormente vai para um circuito dobrado que multiplica por 6.

Pena que os kits usados para 11m são baseado no SI5351, mas barato mas não tem todos os recursos dos AD98xx da Analog Device

Comentário, criticas e sugestões sempre são bem vindos

73 extensivo a todos os teus

Nenhum comentário:

Postar um comentário