quinta-feira, 30 de abril de 2020

O Acoplador de antenas


O acoplador de antenas é um instrumento muito útil pra quem usa antenas multibandas ou para remediar um antena que não esteja bem ajustada.

Seu principio de funcionamento é muito simples, dois capacitores variáveis e um bobina num montagem em PI. Para os multi bandas e se troca as bobina e acrescenta capacitores fixos para as bandas de maior metragem como as bandas de 160m, 80m, 40m e 20m. Veja figura a baixo
No caso do Yaesu FC-707 que o que eu uso na minha estação ele teria uma carga fantasma de 50 ohms para fazer sintonias e testes de rádios.

Eu prefiro os de sintonia manual porque é possível ver como esta e como ficou a antena depois de acoplada. Já os automáticos são realmente práticos mas me sinto no vácuo com o resultado apresentado

Agora um projeto de um acoplador para 11m.
Obs. o diâmetro da bobina L1 é de 1 polegada, 2,54cm, o número de espiras pode variar para mais ou para menos para um melhor ajuste. Também é importante chamar a atenção que este projeto não prevê um meio de medir as potências direta e refletida, quanto mais a ROE, de forma que é obrigatório a interligação de um medidor de ROE entre o rádio e o acoplador, e a antena ligada no acoplador; nesta ordem RÁDIO-MEDIDOR de ROE-ACOPLADOR-ANTENA.

Agora temos outro tipo de montagem que a em T, neste caso é a bobina que vai a massa e os variáveis ficam em série.
Este é parte do diagrama do MFJ-495D, L2 é um indutor com indutância ajustado por rolo.
Agora a parte da instrumentação do projeto, que pode ser inclusive usada na do PX em PI descrito acima
Se o amigo leitor se interessar posso enviar por email os projetos completos, este ultimo é parte de um ótimo artigo em PDF do nosso amigo Vilmar PP5VI.


Seja nosso seguidor e se gostou deste artigo compartilhe com outros.

Criticas e sugestões são sempre bem vindas

Nenhum comentário:

Postar um comentário