terça-feira, 4 de agosto de 2020

O Lendário Yaesu FT-707



Seu exclusivo S-Meter a LED é marca registrada desse rádio muito comum entre nós rádio amadores. Potencia de 90 a 100W em 80, 40 e até mesmo em 20m, não tem jeito é característica dele não passar de 70 ao no máximo 80W em 10/11m.
No quesito estabilidade de frequencia até chegar a temperatura ideal ele vai requerer vários retoques na sintonia, coisa de uns 30 minutos.

É um rádio bom para uso em QSOs local e participar de rodadas, mas para DX e contestes melhor é procurar um mais atualizado com mais recursos. Antes de adquirir um pense no custo beneficio pois tem muitos pedindo por um FT-707 ou até mesmo um TS-130S o valor que pedido por um rádio mais atualizado como um IC-718, um TS-440 ou um IC-725 que tem já tem mais recursos como memória e Split.

Deixe seu comentários abaixo

73 a todos

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Faixa de 50Mhz-6m


A banda de 6m,50 MHz é uma faixa complicada: tem algumas características de HF e outras de VHF ao mesmo tempo, sendo que as aberturas são sazonais, ficando a maior parte do tempo sem condições alguma para DX. Ao contrário do que muitos imaginam não é uma faixa adequada para FM, mas sim apenas para SSB e CW, e apenas no entorno de 50,100 a 50,250 MHz. Fora desse segmento, ela é simplesmente morta. Daí utilizamos o restante da faixa para os bate papo local, em rodadas onde muitos usuários  operam com equipamentos construídos por eles mesmos; são transceptorzinhos construídos com sucatas de babás eletrônicas ou os rádios ANTEC de 50 MHz convertidos.

Praticamente todos os transceptores atuais tem a banda de 6m e com 100W de potencia. Lineares também estão sendo ofertados para HF com 6m, inclusive com acopladores.

Também conhecida com A Banda Mágica pelo seu comportamento imprevisível de aberturas tanto incríveis quanto curtas.

A muitos grupos de amantes dos50Mhz no Facebook e no WhatsApp.

Fonte:
Alguns comentários de Adnei PY2ADN

sábado, 27 de junho de 2020

Antena Astroplane ou Baianinha


Uma antena muito usada nos tempos primordiais do meu radio amadorismo ainda como PX.
Ainda sou PXeiro mas não com tanta aplicação como nos tempos idos dos anos 80 e 90.

Também tem esse projeto


Estes dois ultimos projetos são para a banda de 11m, mas tenho o projeto para a banda de 2m.
Criticas e sugestões sempre são bem vindas.

terça-feira, 16 de junho de 2020

Antena Quadra Cubica

As antenas quadra cúbicas são uma opção para quem gosta de construir suas próprias antenas, são antenas de ótimo rendimento, fáceis de construir mas são de difícil estabilidade estrutural devido ao seu grande tamanho, o que acredito seu seja o empecilho para sua construção industrial, até hoje só vi alguns modelos de ante quadra cúbica comercial para UHF

Um detalhe interessante sobre esta antena é que a impedância não é a padrão 50 ohms o que nos obriga a usar um balum 4:1. Tem colegas antenistas que usam o artifício de fazer o casamento de impedâncias com um pedaço de cabo 75 ohms e restante até o rádio com o cabo 50 ohms.

Para exemplificar vou postar aqui um projeto de um antena quadra cúbica para 11m.
É usado tubos de PVC de 3/4' ou 25mm, fio de 2,5mm². A montagem das cruzetas central é um estratégia muito engenhosa

Note a amarração com arame que posteriormente deve ser reforçado com massa epóxi (a durepoxi).
A gôndola e baseada num Tê de ferro coberto também com massa epóxi pra evitar ferrugem e infiltrações e dois pedaços de cano PVC, um de 70cm e outro de 40cm reforçados internamento com pedaços de cabo de vassoura.
O Irradiante deve ter 11,28m de fio 2,5mm² nú (se não encontrar desencape pois o isolamento causa perdas), já o refletor deve ter 11,58cm com as pontas curto circuitadas.

Se deseja eu posto o projeto com mais detalhes, deixe seu comentário abaixo se gostou do artigo, que que me aprofunde mais no assunto, sempre bom ter o feekback dos amigos leitores.

terça-feira, 12 de maio de 2020

Um Big Estação-OH8X Radio Arcala



Uma grande estação de um clube da Finlândia, na foto acima uma vista aérea,  no centro as antenas direcionais para 40m, 80m e 160m, isso mesmo um antena yagi de 3 elementos para 160m. Não é feita de tubo de alumínio, não e sim de ferro.
Abaixo um detalhe da mesma para vocês terem noção do tamanho.

Eis uma foto dessa torre com as duas direcionais
A torre tem 100m de altura, a gôndola da antena de 80m tem 80m de comprimento e a de 160m tem 90m, tudo pesa 39 toneladas.

É algo realmente monstruoso!!!!
E ainda tem rotor!!!
Podemos observar na foto de capa que o parque de antenas tem várias torres cada uma com 2 ou mais antenas, para comutar tudo isso tem um sala com chaveadores
A estação esta localizado num local cuidadosamente escolhido para não ter nenhuma interferência urbana, inclusive de redes elétricas, e pode ser operada de forma remota por seus associado.


Mais? Visite o site oficial:
http://www.radioarcala.com

Criticas e sugestões são sempre bem vindas

A antena Yagi


A Antena direcional é a mais popular, não é de tão fácil construção como  a quadra cúbica pois é construida com tubos de alumínio que é um material mais custoso e infelizmente não se encontra em qualquer ferragem.
Existem antenas direcionais yagi para várias bandas e com variado número de elementos mas o princípio de funcionamento é o mesmo: o elemento refletor + elemento irradiante + um ou mais elementos direcionais de tamanho numa escala decrescente. Para os projetos existem programas para calculo como o Antenas e Indutores do nosso companheiro Wilson Ribeiro - PU2LWC.


Como podemos ver é um programa que calcula a anteno Dipolo, a Bazooka, a Quadra Cúbica, a Direcional de 3 elementos o gama match, o comprimento do cabo coaxial.
Quem precisar tenho um cópia disponível comigo, não precisa de instalador.

Abaixo um projeto de antena para 11m
E esta é para VHF

Criticas e sugestões são sempre bem vindas
xx

domingo, 10 de maio de 2020

A Antena Loop Magnética


Um projeto interessante para uso portátil ou em apartamento pelo seu reduzido tamanho, o nome LOOP vem do fato de ser composta por aros de tubo de cobre ou cabo coaxial que é ligado em capacitor variável que faz a sintonia para a recepção, e até para a transmissão.
Vamos observar alguns detalhes desta antena: a impedância do coaxial chegando ao variável e quase ZERO o que faz que a seletividade seja extrema, por isso você tem que estar com o variável sempre a mão para retoques e muita destreza para sintonizar uma nova estação. Repare que o simples ruído dos contatos do variável já atrapalham o funcionamento da antena, se você observar bem são as parte fixas do variável que recebem as ligações e a parte móvel faz a interligação capacitiva. O loop menor no projeto da foto de capa é que vai ligado ao cabo coaxial.
Este outro projeto usa somente um loop de cabo coaxial, abaixo o detalhe construtivo da parte interrompida.
Existem outros modelos de projeto para antenas loop magnéticas com envolvem varias espiras de fio de cobre esmaltado, são mais apropriadas para escuta de ondas curtas, bandas de 160, 40 e 80 metros


Criticas e sugestões são sempre bem vindas



sexta-feira, 8 de maio de 2020

A carga Fantasma

A carga fantasma pra quem ainda não conhece é um antena fictícia que tem como principal objetivo testar as condições de trabalho do rádio em condições ideais com ROE 1:1 no caso das de 50 ohms, ou adversas como as de 100 ohms ou 25 ohms, no caso ROE 1:2. No foto de capa temos a carga da Bird 200W contínuos, eu uso para testar lineares, ela suporta testes com 1500W a 2000W tranquilo, que no máximo 10 minutos é o tempo limite para a operação de um linear mesmo.

Um projeto bem simples para carga fantasma consiste em 24 resistores de 1k2, 1200 ohms, ligados em paralelo, se você usar resistores de 3W você terá: 24x3W= 72W.
Na Proesi Componentes Eletrônicos tem por R$ 0,39 cada
https://proesi.com.br/resistor-carbono-3w-1k2.html
Um dica interessante seria soldar todos os terminais no pino central de um conector SO-239 M e os outros terminais no fundo de um lata pequena de tinta esmalte.

Para um carga de 100R você pode usar a mesma configuração com resitores de 2k4, 2400 ohms.
Vemos a formula:
Usando o mesmo raciocínio podemos chegar a outros valores como por exemplo o 150 ohms, ROE de 1:3. Também é possível ligar duas cargas como a Bird da foto de capa em série, resistência final de 25 ohms, portanto ROE 1:3.

Críticas e sugestões sempre são bem vindas.

A Carga Eletrônica

A carga eletrônica é usada para testar fontes de alimentação com segurança porque ela é preparada para receber o surto de alta tensão que pode ocorrer se a fonte apresentar algum problema, como por exemplo abrir um transistor e passar direto os 18 a 22V que estão retificados, imagina esta tensão em um rádio que foi desenvolvido para trabalhar com 13,8V! Melhor nem pensar.

A carga eletrônica então pode ser aos poucos ajustada para carregar mais e mais a fonte de forma que mais e mais amperagem ela tenha que desenvolver, como tem um voltímetro pode-se observar a queda de tensão durante os testes, algumas com a do foto pedem dar a medida em Watts da potencia desenvolvida pela fonte em testes.

Um projeto bem simples de carga eletrônica foi o que montei, 3 transistores 2N3055 excitados por um TIP41, e este recebe em sua base a tensão ajustada por um trimpot.
Meu projeto ainda esta em montagem, mas já tive a ideia de usar o voltímetro e o amperímetro do mesmo para ficar monitorando a fonte que alimenta os meus rádios, para o amperímetro vou providenciar um recurso para que a corrente passe direto para o rádio.
Esta é a foto do minha carga, mais tarde vou acrescenta mais transistores e cooler na tampa superior

Críticas e sugestões sempre são bem aceitas

quinta-feira, 30 de abril de 2020

O Acoplador de antenas


O acoplador de antenas é um instrumento muito útil pra quem usa antenas multibandas ou para remediar um antena que não esteja bem ajustada.

Seu principio de funcionamento é muito simples, dois capacitores variáveis e um bobina num montagem em PI. Para os multi bandas e se troca as bobina e acrescenta capacitores fixos para as bandas de maior metragem como as bandas de 160m, 80m, 40m e 20m. Veja figura a baixo
No caso do Yaesu FC-707 que o que eu uso na minha estação ele teria uma carga fantasma de 50 ohms para fazer sintonias e testes de rádios.

Eu prefiro os de sintonia manual porque é possível ver como esta e como ficou a antena depois de acoplada. Já os automáticos são realmente práticos mas me sinto no vácuo com o resultado apresentado

Agora um projeto de um acoplador para 11m.
Obs. o diâmetro da bobina L1 é de 1 polegada, 2,54cm, o número de espiras pode variar para mais ou para menos para um melhor ajuste. Também é importante chamar a atenção que este projeto não prevê um meio de medir as potências direta e refletida, quanto mais a ROE, de forma que é obrigatório a interligação de um medidor de ROE entre o rádio e o acoplador, e a antena ligada no acoplador; nesta ordem RÁDIO-MEDIDOR de ROE-ACOPLADOR-ANTENA.

Agora temos outro tipo de montagem que a em T, neste caso é a bobina que vai a massa e os variáveis ficam em série.
Este é parte do diagrama do MFJ-495D, L2 é um indutor com indutância ajustado por rolo.
Agora a parte da instrumentação do projeto, que pode ser inclusive usada na do PX em PI descrito acima
Se o amigo leitor se interessar posso enviar por email os projetos completos, este ultimo é parte de um ótimo artigo em PDF do nosso amigo Vilmar PP5VI.


Seja nosso seguidor e se gostou deste artigo compartilhe com outros.

Criticas e sugestões são sempre bem vindas

terça-feira, 28 de abril de 2020

O Icom IC-7300

Um rádio que já esta a algum tempo no gosto das rádio amadores é o Icom IC-7300, 100W todos os modos para todas as bandas de HF e 6m. Não tem VHF, os 2m, nem UHF e ainda esta em produção.

Super compacto, já vem de fábrica com Acoplador Automático de Antenas interno, e com display colorido SENSÍVEL AO TOQUE dos dedos (touch screen) facilitando a operação e acesso a todas as funções e comandos.

Um recurso interessante é que em vez de o sistema super heteródino convencional, o IC-7300 utiliza o sistema de amostragem direta RF - uma novidade em um transceptor para uso no serviço de radioamador*. Esta tecnologia é encontrada em Rádios Definidos por Software (SDR) e outros equipamentos de rádio. Os sinais de RF são processadas principalmente através de um FPGA (Field-Programmable Gate Array), tornando possível eliminar dispositivos misturadores físicos e filtros e oferecem um escopo de espectro em tempo real de alta performance em um corpo compacto. 

A tela LCD colorida de 4,3” oferece operação intuitiva de funções, configurações e vários recursos visuais operacionais, como o monitor de banda, função cascata e monitor de áudio.

O RMDR (Reciprocal Mixing Dynamic Range (Faixa Dinâmica de Misturador Recíproco)) do IC-7300 é de aproximadamente 97dB** (valor típico), o que proporciona uma melhoria das características de ruído de fase de cerca de 15dB (a uma frequência de separação de 1kHz). A característica superior de ruído de fase reduzem componentes de ruído tanto em recepção como em transmissão.

Ele vem na caixa com:
  • Microfone de mão (PTT) original HM-219
  • Manual básico de uso (impresso) em inglês
  • Fusíveis de Reserva
  • Cabo de alimentação
  • Conectores para acessórios   
Outras características
  • Função de memória de voz
  • Funções de manipulador com memória para CW e RTTY
  • Função de registo de decodificação RTTY
  • Captura de tela
  • Slot de cartão SD
  • USB para CI-V e entrada/saída de áudio
  • Grande sistema de ventilação
  • Contador multifuncional
  • 101 canais de memória (99 regulares e 2 canais de limites de varredura)
  • Múltiplas funções CW
  • Redução digital de ruído
  • Potência de saída 100W em bandas HF/50MHz
  • Modos SSB, CW, RTTY, AM e FM

 A RadioHaus vende sobre encomenda este equipamento HOMOLOGADO.
https://radiohaus.com.br/produto/5266/ic-7300-transceptor-fixo-hf-50mhz

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Rodadas QAP Faixa do Cidadão e HF


Listagem que peguei nos grupos de WhatsApp. Alguma informação errada ou algo a contribuir, por favor poste comentário abaixo.
CanalFrequênciaModoComentário
Em 11m
-225.625USBG.R.B.C
927.065AMGrupo GTR
3227.325USBGrupo GNP
3727.375AMGrupo GCAE
4127.415USBGrupo GPC Prata Curitibano
4427.455USBQAP internacional PX
-??26.545LSBGrupo GCAE
5527.555LSBTambém em AM
5927.595USBGrupo GNP
6027.605USB...
7127.715USB...
7527.755USB...
7627.765USB...
Em 10m
.28.450USBRodada do Passarão, Boa Vista-RR, comando Junior PV8AJ
Em 20m
.14.205USBRodada do pelicano aos sábado - 15 horas(Horário de Brasília
Em 40m
....
.7.068LSBQAP Porto Velho - Manaus
.7.073LSBRodada Sentinela da Amazônia, 21 horas (Hor. Brasília
.7.073LSBRodada as 7 horas (Hor. Manaus
Em 80m
.3.773LSBSentinela da Amazônia 80m- 21 horas (Hor. Brasília
.3.715LSBPirilampos- 20 horas (Hor. Brasília
.3.698LSBRBA, 20 horas (Hor. Brasília
.3.705LSBBoa Noite Rio, 19 horas (Hor. Brasília
.3.725LSBLandell de Moura, 19 horas (Hor. Brasília
.3.710LSBCantinho do Rio, 18 horas (Hor. Brasília
.3.775LSBGEA, 18 horas (Hor. Brasília
.3.775LSBVale do Paraíba, 7 horas (Hor. Brasília
.3.670LSBBule das 6h30, 6:30 horas (Hor. Brasília
.3.695LSBAmigo da 3.695, 6 horas (Hor. Brasília
.3.770LSBDos Maleiros, 6 horas (Hor. Brasília
.3.620AMAM 5h30, 6:30 horas (Hor. Brasília
.3.650AM., 17 horas (Hor. Brasilia
.3.770
LSBRODUSRA rodada da União Santamariense de Radioamadores às 20 horas
..LSB.
Em 6m
.53.600USB...
Em 2m VHF
.146.520FMFrequência de chamada nacional
.146.950(-)FMRepetidora LABRE-AM, sub tom 77
.147.580FMQAP local para Manaus
.144.300FMSSB
.145.000FMFM
.145.570FMAPRS
.145.410(-)FMToledo-PR
.145.250(-)FMSão Manuel-SP
.145.450(-)FMBotucatu-SP
.145.350(-)FMPardinho-SP
.145.390(-)FMItapeva-SP
.145.470(-)FMC.Procopio-PR
.145.310(-)FMIpaussu-SP
.145.210(-)FMCriciuma-SC
.145.430(-)FMCarlopolis-PR
.145.230(-)FMSerra do Cadeado-PR
.145.060FMSão Luis-MA
.146.500(-)
FMClube PXPY, Caxias do Sul-RS
.146.690(-)
FMFlores da Cunha-RS Sub 100Hz
.145.350(-)
FMSanto Antônia da Patrulha-RS
.145.290(-)
FMSanta Cruz-RS
..FM.

Se você algo a acrescentar, como rodadas e repetidoras da sua região favor comentar abaixo para manter atualizados.

Critica e sugestões sempre são bem vindas, seja um dos nossos seguidores
73 extensivo aos teus

quarta-feira, 18 de março de 2020

Os Beacon


O Beacon é uma estação transmissora automática que fica transmitindo seu indicativo e algumas vezes sua localização, é usado pra ver como esta a propagação.
Para por um beacon no ar é preciso ser radioamador classe A e fazer um licença desta estação junto a ANATEL, Agencia Nacional de Telecomunicações

Temos as seguintes frequências disponível para um beacom operar, ou estações de Emissão Piloto em CW.
160m= 1,809 e 1,810Mhz
80m= 3,520 e 3,525Mhz
40m= 7,035Mhz
30m= não tem
20m= 14,100Mhz
17m= 18,105Mhz
15m- 21.149 e 21, 150Mhz
12m= 24,930Mhz
10m= 28,200Mhz e 28,300Mhz
2m= 144,275 a 144,300Mhz

Não é bom que a potencia de transmissão do mesmo não seja maior que 10W, e sempre em CW, interessante registrar ele no QRZ para que os rádio amadores do mundo todo possam registrar suas audições do mesmo.

O primeiro sinal beacom que recebi foi 2013 como minha antena improvisada na sacada em 10m com meu FT-901DM, isso na frequencia de 28,200Mhz, PY2WFG BK

Critica e sugestões sempre são bem vindas
73 extencivo aos teus

O que é ROE


A ROE nos proporciona qualificar um sistema irradiante. É uma sigla para nós brasileiros significa: Relação de Ondas Estacionárias, em Inglês aparece em nossos rádios e instrumentos a sigla SWR, trocando em miúdos são as mesmas palavras
Mas onda estacionária por que? Vejamos bem: num sistema irradiante formado pelo rádio-cabo-antena as nossas transmissões são feitas pelas ondas de rádio frequência, mas se há um desequilibro de impedâncias uma parte dessa ondas começa a voltar para o rádio e esse ir e vir dá a impressão, quando analisamos com um osciloscópio, que a onda parou (ESTACIONOU) em determinados pontos do cabo.

Sempre tenha em mente que a parte de RF que voltou não foi irradiada, alem de ser perda vai ficar causando problemas dentro da sua estação e principalmente dentro do seu rádio, neste podendo queimar o estagio de potencia ( o PA), já na estação pode interferir nos demais eletrônicos, para ter uma ideia já tive o meu nobreak sendo desligado por ROE elevada na minha antena de VHF.

Abaixo uma tabela para termos uma idéia da qualificação que podemos dar ao nosso sistema irradiante.

ROERendimentoConclusão
1:1,0100%ideal
1:1,2595%ideal
1:1,585%aceitável
1:1,875%ruim
1:2,070%ruim
1:3,040%péssimo

Um projeto caseiro de um medidor de ROE
Criticas e sugestões são sempre bem vindas
73 extencivo aos teus

terça-feira, 17 de março de 2020

O balum


O transformador balum tem como função primordial a acoplamento de impedâncias.
Vamos falar um papo reto, seu rádio trabalha numa impedância de 50 ohms, ou seja para transmitir e receber a todo o contento o sistema de transmissão e antenas tem que estar sintonizados nessa impedância, os 50 ohms, mas muitas antenas funcionam melhor em determinadas frequências com impedância diferente, vamos exemplificar a famosa antena Quadra Cúbica que é uma antena de 75 ohms, para fazer esse casamento usa-se como artifício um pedaço de cabo coaxial de 75 seguido do de 50, ou como eu prefiro um BALUM, que aos meus olhos fica uma montagem mais profissional e tem uma abertura de frequencias maior que o pedaço de cabo 75 que tem que ser cortado na frequência de ressonância da antena, um pouco fora disso já começa a ter perder sua função, coisa que não acontece com o balum.

Abaixo a tabela de tamanhos de cabo coaxial para uma antena quadra cubica, note que a impedancia do loop da quadra é de 120 ohms de impedância o que precisamos de um balum de 2:1.
Um projeto de um balum 2.5:1 com núcleo de ar
Acredito que o nosso fio 1mm encapado sirva perfeitamente
Existe a versão com toroide, mas que em potencias um pouco mais elevadas pode saturar e perder o efeito desejado
Criticas e sujestões sempre são bem vindas
73 extensivo a todos os seus




quinta-feira, 5 de março de 2020

O que é SDR


Continuando a saga dos O QUE É, agora vamos nos declinar sobre uma tecnologia revolucionária para nós rádio amadores o SDR.

A sigla SDR vem de: rádio definido por software. Os processadores que trabalham com esta tecnologia fatiam o sinal da antena, os samples, em milhões ou bilhões a cada segundo e essas amostras são processadas por nível de sinal de forma digital para que outro sistema, o DSP possa processar o sinal das mais diversas formas. Assim é possível detectar um ruído e elimina-lo com muito mais eficiência que os filtros cerâmicos ou qualquer outro circuito NB (Noise Blanker); também assim que é possível montar gráficos e aquela linda cachoeira que vemos no display de um rádio IC-7300 ou num site SDR.
O DSP, traduzindo em miúdos é o processamento digital de sinal, não preciso explicar a ordem da tradução não fecha por conta de ser uma sigla em inglês: Digital Signal Processing. Graças ao avanço deste técnica hoje temos osciloscópio digitais que podem através de um matemática complexa produzir gráfico que pode dar conta de fornecer informações muito próximas a um analisador de sprectro.
Processadores como o TMS320, o MB87064, e outros tantos que contaram suas histórias nos modelos de rádio que foram produzidos nas últimas décadas para nós rádio amadores poderam nos alegrar com um áudio mas limpo e suave.

Criticas e sugestões sempre são bem vindas

73 extensivo a todos

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

O que o PLL


O PLL é um circuito que não deixa a frequencia ficar passeando ou correndo mais que um lebre como o pessoal fica falando na QRG.
A sigla PLL vêm de Phase Lock Loop, traduzindo para um bom entendimento: loop travado por fase. Ele sempre vai ter um VCO, oscilador controlado por tensão que tem como principal componente um diodo varicap, um mixer para gerar a frequência de comparação que posteriormente será dividida para ser comparada com um oscilador de frequência padrão, no momento que o circuito lógico detecta que ocorre um desvio de fase é feito um mudança na tensão de controle do VCO e assim é compensada a variação de frequência.
Repare no diagrama acima os famosos pinos que fazemos o chucrutamento (ou alongamento), no caso do Cobra 148GTL que usa o MB8719 ou nas versões mais atuais o RCI8719 a função destes pinos é o que não nos permitia abrir muito o rádio, nos obrigando a trocar o cristal de outro circuito do rádio.

O PLL é usado até hoje, agora principalmente por comando serial, ou seja em um único pino é feito o comando de troca de frequencia ou invés de 7 a 8 como no caso do MB8719 acima.

Outro PLL mais moderno é o LC7153, é um PLL duplo com controle binária serial, é usado nos IC-746 da Icom, fabricado pela Sanyo e descontinuado já faz algum tempo
É um PLL de 16bits, serial ou seja todos os bits entram por um único pino de acordo com o controle do processador principal, ele pode gerenciar um VCO de 1,5Mhz a 160Mhz.


Chamada:
Entenda numa linguagem simples o que é este circuito muito importante para o bom funcionamento de nosso rádio